IMAGENS DA 2ª ROMARIA DOS VAQUEIROS
Acontecerá em Patu, tendo como ponto máximo o dia 18 de março (um domingo), a "3ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima".
As reuniões da Comissão Organizadora têm sido frequentes. A expectativa é que a edição 2012 da Romaria dos Vaqueiros receba um número maior de participantes, vaqueiros e não-vaqueiros, mas acima de tudo cristãos-católicos que sobem a Serra onde está o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na zona rural de Patu, para louvar a Deus e pedir as bênçãos de Nossa Senhora dos Impossíveis.
Neste ano, a Romaria dos Vaqueiros terá, ao lado da programação religiosa, atividades sociais e culturais também relacionadas ao homem do campo em maior quantidade que a dos anteriores.
Na verdade, a Romaria dos Vaqueiros se tornou um evento religioso e cultural de enorme visibilidade na região Oeste do Rio Grande do Norte.
O padre Domingos Sá, vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Patu) e reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (ou Santuário do Lima), e um grupo de abnegados, com o apoio do Poder Público municipal e de vários setores da sociedade, vêm transformando o evento num grande acontecimento.
.
.
Neste ano, as atividades em torno da Romaria dos Vaqueiros serão iniciadas mais cedo. Já no dia 15 de março (uma quinta-feira) acontecerá uma "Pega de boi no mato".
.
.
No dia 17 de março (sábado), à noite, no Bar e Petiscaria "Point Vip", localizado no centro de Patu, acontecerá o "Forró da chegadinha", que, além do bom e tradicional forró-pé-serra, terá também cantoria de viola. A propósito, a arte da cantoria de viola guarda relações culturais antigas com a arte do aboio do vaqueiro na tangida do gado. Nos dois, há muito improviso e muitos versos rimados.
.
.
No dia 18 de março (domingo), a programação será extensa. Será assim desenvolvida:
.
.
. 6 horas - Concentração com café da manhã dos vaqueiros no Posto Nossa Senhora dos Milagres, localizado nas proximidades do cruzamento das rodovias BR 226 e RN 078, na zona urbana de Patu;
.
.
. 7 horas e 30 minutos - Saída para o Santuário do Lima;
.
.
. 10 horas - Missa do Vaqueiro, no Santuário do Lima;
.
.
. 12 horas - Almoço no Restaurante da Pousada do Santuário do Lima;
.
.
. 14 horas - "Tropa de elite" no Parque Antonio Suassuna, localizado no "pé" da Serra do Santuário do Lima.
.
.
A exemplo dos anos anteriores, são esperadas caravanas de vaqueiros e vaqueiras, cavaleiros e amazonas, não apenas de Patu, mas de vários Municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte e do vizinho Estado da Paraíba.
Fonte: O Messiense
Fotos: PatuNews